quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

QUANDO SURGIU O CARNAVAL ???

Um nascimento confuso

Estudiosos não concordam sobre a origem do Carnaval, que pode ter surgido em Roma.







Quando surgiu o Carnaval? Até agora, os estudiosos não conseguiram chegar a uma resposta precisa para essa questão. Uns dizem que a festa surgiu no antigo Egito, outros que foi na Europa medieval... Mas para a maioria dos pesquisadores, é provável que o Carnaval tenha se originado no Império Romano, ainda antes do nascimento de Cristo. Nessa época, celebravam-se as Saturnálias, festas em homenagem ao deus do tempo, Saturno. Elas aconteciam nos meses de novembro e dezembro, e todos os segmentos da sociedade participavam. Dos membros da nobreza aos escravos, todos se misturavam nas ruas para as comemorações, que incluíam muita comida, bebida, música e dança.

Essas festas eram protegidas por Baco, o deus do vinho. Nos dias de folia, tudo se invertia. Tanto que o rei da festa, o Rei Momo, era um escravo (da classe mais baixa de Roma) e podia ordenar o que quisesse durante as festividades. Ao participar dessa inversão, as pessoas representavam papéis, e fingiam ser o que não eram. Por isso, com o passar do tempo, veio o costume das máscaras, trazidas do teatro clássico grego. Elas representavam outros personagens, seres diferentes do normal, geralmente relacionados com o sobrenatural, monstros, morte, mistério...

Mais tarde, porém, essas festividades correram o risco de acabar. Quando tornou-se mais poderosa, a Igreja quis cancelar as Saturnálias. Os excessos das festas (muita comida, bebida e desordem) iam contra suas recomendações de um comportamento moderado. Mas era uma época em que a Igreja ainda precisava de fiéis, já que havia poucos, e o fim das festas afastaria muita gente. Afinal, ninguém iria querer participar de uma religião em que a diversão fosse proibida.

Então, encontraram uma maneira de agradar aos dois lados: no ano 325, foi decidido que os quarenta dias antes da Páscoa deveriam ser guardados apenas para orações e jejuns - intervalo de tempo que ficou conhecido como Quaresma. As festividades foram movidas para antes do início desse período - a mesma data atual - e ganharam o nome de Carnevale, que no idioma da época significava "adeus à carne". Ou seja, uma despedida dos chamados prazeres carnais, ou seja, dos tais excessos que caracterizavam as Saturnálias e eram, como ainda são, reprovados pela Igreja.  





O que é

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


História do Carnaval

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. 





No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. 





A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.















ANO PASSADO TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHECER A MARQUÊS DE 
SAPUCAÍ , MESMO COM MUITA CHUVA FOI MUITO LEGAL ... 
ESTE ANO NÃO VAI DAR PARA IR MAS , QUANDO DER VOLTAREI.
SEMPRE GOSTEI DO CARNAVAL E , O MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO 
É NO CARNAVAL (21/02)-TERÇA-FEIRA.

ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL , ATÉ DEPOIS DO CARNAVAL ... 
AH, SE BEBER NÃO DIRIJA E NÃO PEQUE CARONA COM QUEM JÁ 
BEBEU. E VIVA A VIDA !!!




                                   GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER



4 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Giovana, você tem razão: é um privilégio, estar na Marquês de Sapucaí, assistindo ao desfile das Escolas de Samba. Morei 25 anos no Rio de Janeiro, mas só fui uma vez ao desfile...Foi em 1980, o último ano em que foram usadas as arquibancadas de madeira...O desfile mudou de lugar, enquanto se construia o SAMBÓDROMO, criado por Oscar Niemayer.

Adorei assistir aquele ESPETÁCULO!!!
Parabéns, pela excelente e oportuna postagem...

Beijos,
da Lúcia
da

Cida disse...

Olá Giovana!
:)

Primeiramente, parabéns (adiantados) pelo seu aniversário! Que Deus a abençoe muito e sempre, e a faça muito feliz.
SAÚDE & PAZ!!!

Ao contrário de você, eu não curto o carnaval.
Até que já gostei, quando era jovem, mas o carnaval daquele tempo, não tinha nada a ver com o de hoje...

Tudo de bom pra você!

Até mais!

Beijos,

Cid@

Unknown disse...

Olá minha querida amiga Giovana!!!
Vim lhe visitar, deixar meu abraço e colocar meu bloco na rua. E dizer-lhe que sua "Escola" é tudo de bom.Nota 10 em todos os quesitos, 10 em "harmonia", 10 em "alegorias", 10 em "adereços" e principalmente 10 pelo "conjunto". Que sua "evolução" nunca se dissipe e que você seja sempre a campeã desse samba-enredo chamado "Vida".Nessa folia, sou arlequim de sua paz e de sua alegria em viver.Conte comigo para convencer os jurados, de que sua "Escola"(blog) é NOTA DEZ em tudo.Bom Descanso!!! Rubi Valente.
www.valentebrasil.blogspot.com

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia.

Belo documentário!

Um abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...